Sobe o tíquete médio para dia dos namorados em Criciúma

Atualizado em 28 dezembro, 2017

Criciúma registrou aumento no tíquete médio para o dia dos namorados, que neste ano ficou em R$ 148,87, maior do que o ano passado (R$ 134,61), mas abaixo da média estadual (R$ 167,76), de acordo com a pesquisa da Fecomércio SC em parceria com a Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC).

Leia a Pesquisa de Resultado de Vendas

No entanto houve queda de 18,2% no faturamento no dia dos namorados em Criciúma, o que pesou no caixa para os comerciantes. Por outro lado, o volume de vendas foi maior em relação aos meses comuns do ano, com o incremento de 13,2%, o que mostra a relevância da data para o setor.

De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, o recuo está alinhado com o momento da economia catarinense e nacional. “As famílias não estão comprando com o mesmo vigor, mas a expectativa é de recuperação da intenção de consumo e confiança no segundo semestre”, pontua. Para Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, o frio mais intenso às vésperas da data beneficiou o comércio. “As baixas temperaturas ajudaram a amenizar uma possível redução ainda mais significativa nas vendas”, analisa.

Por conta da crise os empresários também estão bastante cautelosos na hora de contratar temporários: 9,1% deles reforçou o quadro de funcionários para o período. Sob a perspectiva de quem está do lado de dentro do balcão, a pesquisa de preço teve frequência baixa (48%).

A compra à vista foi a forma de pagamento escolhida por 70,5% dos consumidores: cartão de crédito (34,1%), dinheiro (25%) e débito (11,4%). No prazo, o parcelamento no cartão de crédito também ganhou destaque (25%).

Os resultados de vendas foram levantados com empresários de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages nos setores de vestuário/ calçados, floriculturas, joalherias, perfumes/ cosméticos, hotel/motel, loja de departamento, restaurante e especializada em chocolates.

Leia mais:

Frio antecipado impulsiona dia dos namorados em SC
Blumenau registra alta nas vendas no dia dos namorados
Dia dos namorados foi de vendas tímidas em Chapecó
Florianópolis tem maior tíquete médio no dia dos namorados
Itajaí tem o menor tíquete médio no dia dos namorados
Joinville tem segundo maior tíquete médio de compras
Lages lidera contratação de temporários para dia dos namorados

Avaliação do consumidor

Outro indicador levantado pelas entidades é a avaliação do consumidor, que pondera desde o atendimento até a efetivação da compra.

De acordo com a pesquisa 63,8% dos consumidores contatados garantiu o presente, mas o percentual de desistência aumentou 19,4% – passando de 16,8% em 2015 para 36,2% neste ano –, o que pode estar relacionado às atuais condições da renda, da inflação e do acesso ao crédito, que desestimularam o consumo.

Os segmentos do vestuário (33,8%) e de perfumes/cosméticos (21,1%) lideraram a preferência, embora o maior gasto médio foi com joias (R$ 497,94). Os consumidores atribuíram boas notas para o atendimento na data: 8,93 para o comércio e 8,83 para serviços.

Confira o relatório de Avaliação do Consumidor

 

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior