MERCADO

Paralisação dos caminhoneiros afetou quase 80% dos empresários em Santa Catarina

Atualizado em 04 junho, 2018

A Fecomércio SC realizou uma nova sondagem com empresários do comércio, serviços e turismo em Santa Catarina, na terça-feira (29), nono dia de paralisação dos caminhoneiros, para avaliar os impactos no abastecimento das empresas.

De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, os  reajustes progressivos “não devem mais penalizar o setor produtivo e a sociedade, desidratando a competitividade dos produtos e serviços brasileiros“.

Foram realizadas seis perguntas para 101 empresários dos municípios de Balneário Camboriú, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages, Laguna e Rio Negrinho. Os dados foram apurados com os  segmentos:  restaurantes (40,6%), hotel (17,8%), farmácia (11,9%), atacado (6,9%), supermercados (6,9%), material de construção (6,9%), posto de gasolina (5,0%) e transporte intermunicipal (4,0%).

Para 79,2% dos empresários a greve dos caminhoneiros afetou o abastecimento ou a atividade da empresa de alguma maneira. Na primeira sondagem, apurada no 4º dia de paralisação, o índice estava em 77,3%.

Greve dos caminhoneiros 1
Infogram

A magnitude do desabastecimento diminuiu em relação ao percentual da semana passada (61,4%). Nesta sondagem, 40,8% das mercadorias ou insumos encomendados não chegaram ao destino, segundo os empresários ouvidos.

Os segmentos mais afetados foram os postos de gasolina, onde 90% do combustível encomendado não chegou, seguido pelo segmento de material de construção, que deixou de receber 70% dos produtos, e  o transporte intermunicipal (67,5%), também impactado pela falta de insumos.

Mercadorias que não chegaram
Infogram

A Fecomércio SC perguntou se os empresários adotaram alguma estratégia para contornar o desabastecimento neste período. Na semana passada, 60,5% não haviam adotado nenhuma. Como a paralisação se estendeu e o desabastecimento começou a ser sentido no faturamento, algumas medidas tiveram que ser  tomadas e o percentual caiu para 51,5%.

Copy: Greve dos caminhoneiros 1
Infogram

Medidas utilizadas para contornar o desabastecimento:

  • Adiantar folgas;
  • Buscar insumos diretamente na distribuidora;
  • Estabelecer limite de compra por cliente;
  • Empresário já havia feito estoque pois sabia que iria ter greve;
  • Alterar fornecedor para mais perto do estabelecimento;
  • Redução do horário de atendimento

Fonte: Núcleo de pesquisas/Fecomércio SC

A entidade também perguntou sobre a variação do faturamento neste período. As perdas foram estimadas em -32,4% no setor de comércio, serviços e turismo. Os impactos foram bastante significativos no setor de hotéis (-41,7%) e atacado (-41,4%).  Por outro lado, a queda foi menor nas farmácias (-10%).

O impacto financeiro foi de cerca de R$ 350 milhões para o setor de comércio, serviços e turismo em Santa Catarina.

Variação no faturamento
Infogram

Articulação estadual

A segunda sondagem foi encaminhada ao Governo do Estado para dar subsídios na tomada de decisão e alertar sobre os impactos reais da paralisação no transporte de cargas.

O Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM), que representa todos os setores da economia catarinense, lançou um manifesto defendendo o restabelecimento da normalidade institucional, na terça-feira (29).  Durante a tarde, lideranças empresariais, parlamentares, Judiciário e o governador Eduardo Pinho Moreira estiveram reunidos na Alesc para avaliar os reflexos da paralisação nas atividades econômicas e na geração de receitas em Santa Catarina. Na  última quinta-feira (24), o Governo já havia reunido o setor produtivo catarinense para discutir os impactos.

Leia mais:

BLOG: Posso descontar do empregado o dia que faltou em razão da paralisação dos caminhoneiros?

“Reajustes progressivos não devem mais penalizar setor produtivo e sociedade”, diz Breithaupt sobre paralisação dos caminhoneiros

Fim da CIDE sobre diesel ajuda controlar preços, mas medida é considera insuficiente pela Fecomércio SC

 

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior