MERCADO

Missão Empresarial da Fecomércio estreita relações com a Câmara de Comércio do Panamá

Atualizado em 19 fevereiro, 2018

A comitiva catarinense da Fecomércio foi recebida nesta quinta-feira, 18, pelo presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Agricultura do Panamá, José Luis Ford. A reunião teve o objetivo de estreitar os laços institucionais entre as duas entidades, possibilitando que a partir dessa relação possam surgir novas oportunidades de negócios.

Também participaram do encontro o diretor-executivo da Câmara de Comércio do Panamá, Rafael Zúñigo Brid, o assessor econômico Manuel Ferreira, e a executiva de negócios internacionais Lorena Kirchman. A reunião foi intermediada pela Embaixada do Brasil no Panamá, representada no evento pelo Ministro Conselheiro, Antônio Luz.

Centro Internacional de Negócios

O diretor-executivo da Fecomércio SC, Marcos Arzua, abriu a reunião fazendo uma breve apresentação sobre a atuação da federação, detalhando o número de empresas representadas, a sua importância no PIB estadual e algumas bandeiras políticas da entidade. Arzua aproveitou a oportunidade para convidar o presidente da Câmara de Comércio do Panamá para o lançamento do Centro Internacional de Negócios da Fecomércio, que está em fase final de estruturação e deve entrar em atividade nos primeiros meses de 2015. Logo em seguida, o assessor econômico da Fecomércio, Mauricio Mulinari, apresentou um panorama econômico e social de Santa Catarina.

“O Centro Internacional de Negócios vai nos proporcionar informações e orientações a respeito do comércio exterior. E a Câmara de Comércio do Panamá, além de permitir a inserção do nosso empresário, vai nos fornecer dados a respeito do ambiente de negócios no país”, destacou Arzua.

O representante da Agência de Atração de Investimentos e Promoção de Exportações do Governo do Panamá, Jorge Cerrud, mostrar para a comitiva catarinense quais são as leis de incentivo fiscais que poderiam facilitar eventuais relações comerciais entre os dois países. Titular do Conselho Fiscal da Fecomércio, o empresário Celio Fidler avaliou a reunião como positiva e ressaltou que esse é o início de uma relação que pode “ajudar a aprimorar o segmento comercial em Santa Catarina”.

Pauta de importações ampliada

Com um saldo da balança comercial favorável ao Brasil, as exportações brasileiras para o país são compostas, em sua quase totalidade, por produtos manufaturados, que representaram 98,6% do total em 2013, com destaque para plataformas de perfuração/exploração de petróleo.

Na pauta de importações, mais de um terço é representada por óleos essenciais (águas de colônia e perfumes). Em 2013, esses itens somaram 35,1% do total, seguidos de máquinas mecânicas (rolamentos de esferas) com 15,7%; alumínio (desperdícios) com 13,2%; e vestuário de malha (camisas masculinas de malha de algodão) com 4,8%; e filamentos sintéticos com 4,4%.

Segundo o representante comercial e conselheiro Fiscal da Fecomércio, João Pedro da Rosa, é com o objetivo de ampliar esse leque de produtos que podem ser importados através do Panamá que os empresários catarinenses estão buscando o suporte institucional de entidades como a Câmara do Comércio local. “Essa reunião ajuda a abrir caminhos aqui no Panamá e nos ensina a como começar a importar mercadorias com segurança, já que podemos contar com o suporte de uma entidade coirmã aqui nesse país”, destacou da Rosa.