MERCADO

COFEM define prioridades para 2021 na defesa do setor empresarial

Atualizado em 15 dezembro, 2020

O Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) debateu prioridades na defesa do setor produtivo para 2021, em reunião nesta segunda-feira (14). Entre os temas de destaque estão infraestrutura, reforma tributária, reforma previdenciária catarinense, meio ambiente, educação profissional, melhoria do ambiente de negócios nos níveis municipal e estadual para reduzir a burocracia para quem empreende, além da uniformidade dos procedimentos dos cartórios no estado.

O Conselho pretende intensificar cada vez mais a defesa do setor empresarial e valorizar a atividade produtiva. O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, destacou a importância da união das entidades. “O COFEM é formado pelas federações que são as interlocutoras do setor empresarial e queremos contribuir mais para a construção de um ambiente favorável aos negócios”, disse. “Precisamos de políticas que estimulem a atividade empresarial e o desenvolvimento econômico”, acrescentou.

“A pandemia nos deixou mais próximos. Estamos num caminho concreto de bons trabalhos. São grandes linhas de atuação que afetam todas as entidades”, afirmou o presidente da FACISC, Jonny Zulauf. “A agenda de assuntos defendida para o próximo ano também contempla itens que estão na pauta da FECOMÉRCIO SC”, destacou o presidente da entidade, Bruno Breithaupt, que chamou a atenção para necessidade de padronizar os procedimentos nos cartórios do estado e reduzir os custos dos serviços, pauta referendada pelo presidente da FCDL-SC, Ivan Tauffer e demais presidentes.

“Nosso setor endossa os itens destacados aqui. São os gargalos que encontramos no nosso dia a dia”, declarou o presidente da FAESC, José Zeferino Pedrozo. “É fundamental avançar na melhoria do ambiente de negócios, com a simplificação de procedimentos nos níveis municipal e estadual. Há muita legislação desnecessária”, disse o diretor-superintendente do SEBRAE-SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca.

O advogado da FETRANCESC, Alex Breier, que representou o presidente da instituição, Ari Rabaiolli, chamou a atenção para a reforma tributária e o alinhamento entre as entidades sobre o tema, apesar das particularidades de cada setor. A presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-SC), Rúbia Albers Magalhães, destacou a importância da contabilidade como uma ferramenta de gestão para as empresas.

O COFEM é composto pelas Federações do Comércio (FECOMÉRCIO), das Indústrias (FIESC), da Agricultura (FAESC), dos Transportes (FETRANCESC), das Associações Empresariais (FACISC), das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), das Micro e Pequenas Empresas (FAMPESC), além do Sebrae-SC.