MERCADO

Encerra nesta terça-feira (31) inscrição para Certificação e Troféu de Responsabilidade Social

Atualizado em 31 agosto, 2021

Encerra nesta terça-feira (31) o prazo para as inscrições na 11ª edição da Certificação e Troféu de Responsabilidade Social. Os interessados têm até 23h59 para preencher o formulário e enviar a documentação comprobatória.

Inscreva-se

Até o momento, pelo menos 100 empresas já haviam iniciado o processo de inscrição pelo site. Segundo a presidente da Comissão Mista, Gabriele Gil Gomes, boa parte desse contingente ainda tem pendências, como o envio do link do balanço social ou de certidões negativas. “É importante que os responsáveis concluam a inscrição o quanto antes, para evitar atropelos e sobrecarga no sistema. A equipe de apoio está a postos para o esclarecimento de dúvidas e dificuldades técnicas”, pontua.

Promovido pelo parlamento catarinense desde 2011, o prêmio busca reconhecer as ações e projetos socioambientais realizados pela entidade, organização ou empresa, detalhados no balanço social do ano anterior- a publicação do documento é um dos pré-requisitos para a inscrição na certificação.  Podem participar do certame empresas privadas, empresas públicas, sociedades de economia mista e organizações sem fins lucrativos.

As organizações que obtiverem os melhores desempenhos serão premiadas com o Troféu Destaque. Para 2021 foram feitos alguns ajustes no processo avaliativo, com o acréscimo de mais um troféu destaque, buscando um maior reconhecimento de entidades da categoria organizações sem fins lucrativos. Serão consideradas as particularidades, abrangência e porte.

Etapas do Certame

Inscrições: até às 23h59 do dia 31 de agosto
Consulta pública: 1º de setembro a 11 de setembro
Devolutiva aos inscritos: 1º de outubro
Recursos: 4 de outubro a 8 de outubro
Resultado final: 16 de novembro
Premiação: 6 de dezembro

Participação

Em 2020, foram 130 inscrições recebidas, 100 efetivadas e 77 empresas receberam a Certificação. Além das certificadas, sete empresas e entidades de todos os segmentos receberam o Troféu Responsabilidade Social 2020 pelo reconhecimento ao trabalho realizado e apresentado nos seus balanços sociais.

A Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social é composta por representantes de dez órgãos públicos e da sociedade civil catarinense, além da Alesc. A Fecomércio SC integra a comissão desde a primeira edição, em 2011.