MERCADO

Semana Brasil: Fecomércio SC apoia campanha para movimentar economia

Atualizado em 08 setembro, 2021

Com objetivo de unir poder público e iniciativa privada para movimentar a economia, o Governo Federal realiza a terceira edição da Semana Brasil de 3 a 13 de setembro em todo o país. A iniciativa é coordenada pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) e conta com o apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Federações e sindicatos.

Durante os dez dias de campanha, os empresários vão oferecer descontos e promoções para atrair os consumidores, que estão mais cautelosos e pragmáticos por conta da crise provocada pela pandemia. A ação deve estimular as vendas, favorecendo o empresário, e beneficiar os clientes, por meio de preços atrativos que cabem no orçamento das famílias.

> A adesão à campanha pode ser feita neste site

> Os lojistas podem baixar as peças publicitárias gratuitas neste site

Reflexos da pandemia

Fatores econômicos e sociais modificaram profundamente a relação com o consumo, tornando-o mais racional e menos emocional. Em Santa Catarina, os níveis de consumo ainda estão longe do período pré-pandemia, conforme o índice de Consumo das Famílias (ICF) apurado pela Fecomércio SC.

A alta nos preços dos alimentos, energia elétrica, gás e gasolina reduziram o poder de compra do consumidor. Em agosto, o consumo das famílias em SC estava em patamar negativo (53,1 pontos- em escala de 0 a 200). 90% dos consumidores afirmam que estão comprando menos e o acesso ao crédito pode ser um dos fatores.  Mais da metade (58%) dos consumidores acreditam que comprar a prazo está mais difícil.

Leia também

17 novembro, 2025

Fecomércio SC defende aprovação do PL 3630, que autoriza divulgação de imagens de pessoas que cometerem crimes em estabelecimentos comerciais

13 novembro, 2025

Com bom resultado em setembro, varejo de Santa Catarina acumula segunda maior alta do país em 2025

12 novembro, 2025

Serviços recuam em setembro, mas acumulam alta de 4,1% no ano em SC

07 novembro, 2025

Inadimplência cresce pelo sétimo mês seguido e atinge novo recorde em SC: 33,1%