MERCADO

Brasil Mais: programa para aumentar produtividade está com inscrições abertas em SC

Atualizado em 20 setembro, 2021

Estão abertas inscrições para o novo ciclo do Programa Brasil Mais, que oferece às micro, pequenas e médias empresas soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios, com ferramentas de baixo custo e alto impacto. A Fecomércio SC faz parte do time de apoiadores institucionais do programa em SC desde o mês de maio. O Ciclo IV, que ocorrerá entre os meses de novembro de 2021 e fevereiro de 2022, tem 2200 vagas disponíveis no Estado.

> Faça sua pré-inscrição

Em Santa Catarina, o programa já atendeu mais de 7.000 empresários- 45% do setor de serviços, 40% do comércio e 15% da indústria. Entre os segmentos que participaram estão: moda, pet shops, saúde, indústrias de base, alimentos e bebidas, bares e restaurantes, educação, beleza, comércio varejista, artesanato, agronegócio, entre outros.

Empresas de todo país que participaram do Brasil Mais entre novembro /20 e abril/21 tiveram aumento de 52,1% na produtividade, puxado principalmente por uma melhora na gestão por indicadores e pela inovação.

Jornada de transformação digital

Os empreendedores recebem acompanhamento gratuito de um Agente Local de Inovação (ALI) por um período de quatro meses, com seis encontros individuais e três coletivos. Durante sprint de inovação será realizado mapeamento do problema e implantação de solução para aumento de faturamento ou redução de custo.

Ao receber a visita do ALI, a empresa receberá ferramentas e orientações com foco na mensuração de indicadores, inovação de processo e de produtos/ serviços, práticas sustentáveis e digitalização com foco na redução de custos e na sua relação com o mercado. Com o apoio do agente, o empresário terá 2 mensurações do indicador de produtividade (uma no início e outra no final do programa) e construirá um plano de ação que será acompanhado e monitorado.

O objetivo final do programa é aprimorar a capacidade gerencial, produtiva e digital de empresas brasileiras, aumentando assim a eficiência e a competitividade do setor produtivo.

Coordenado pelo Ministério da Economia, o Brasil Mais será gerido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com execução do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Brasileiro de Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Quem poderá participar

• Empresas dos segmentos de comércio, indústria e serviços,
  • Somente empresas do porte ME e EPP (com faturamento de até R $4,8 milhões/ano).

• Elevar a produtividade empresarial (fazer mais com menos)
  • Aumentar a lucratividade dos negócios
  • Diminuir custos de operação e produção
  • Melhorar a satisfação dos clientes