POLÍTICA

Articulação do Sistema Comércio garante veto do Governo Federal a retirada de recursos do Sesc e Senac

Atualizado em 25 maio, 2023

Sob a liderança do presidente da CNC, Roberto Tadros, o Sistema Comércio fez um importante acordo para barrar o desvio de 5% do Sesc e do Senac. A MP 1.147/2022 foi aprovada nesta quarta-feira (24) no Senado e segue para a sanção presidencial, com o compromisso do Governo Federal de vetar os artigos 11 e 12, que transfeririam recursos para a Embratur.

O presidente da Fecomércio SC Sesc Senac, Hélio Dagnoni, estava em Brasília desde segunda-feira para atuar junto a bancada catarinense e participou de reunião, ao lado de outras lideranças do Sistema, com o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, onde costuraram o acordo de aprovação da MP garantindo os demais temas, porém com o veto aos artigos que traziam prejuízos ao Sesc e o Senac.

A contrapartida do Sistema Comércio será em serviços, não mais em repasse financeiro, com a realização de cursos e gratuidades da ordem de R$ 100 milhões ao ano.

“Foi uma importante vitória do nosso Sistema, dos empresários e de toda a sociedade que se beneficia dos serviços do Sesc e do Senac. A pressão que exercemos sobre o Congresso, seja na atuação parlamentar da CNC e de todas as Federações, que nos garantiu apoio de mais de 50 senadores, bem como os mais de 1 milhão de cidadãos que assinaram nosso abaixo-assinado, fez valer a necessidade de amplo diálogo e construção da saída que realizamos na noite de ontem”, pontua Dagnoni.

A articulação também foi importante porque permitiu a aprovação do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), matéria original da MP, que beneficia o setor de eventos, duramente castigado pela pandemia e que ainda se recupera em todo o país.

Os senadores catarinenses presentes no Plenário, Esperidião Amin (Progressistas) e Jorge Seif (PL), se manifestaram em apoio ao acordo- os parlamentares já haviam apresentado requerimento para a supressão dos artigos, atendendo ao pedido do presidente da Fecomércio SC. O governador de SC, Jorginho Mello, também esteve no local e apoiou a iniciativa.

 

Leia também

ECONOMIA 14 maio, 2024

Fecomércio SC apoia projeto de lei para corrigir isenção de imposto de importação

ECONOMIA 14 maio, 2024

Relatório de abril do IPCA aponta aumento de 0,38% na inflação

ECONOMIA 10 maio, 2024

Copom corta a taxa SELIC em 0,25 p.p.

ECONOMIA 10 maio, 2024

Primeiro trimestre do ano tem crescimento de 4,4% no comércio varejista