Fecomércio SC se posiciona sobre a federalização do Porto de Itajaí

Atualizado em 18 dezembro, 2024

A Fecomércio SC seguirá vigilante para que não haja novas paralisações do Porto de Itajaí após a decisão pela federalização da autoridade portuária, anunciada pelo Ministério dos Portos e Aeroportos nesta terça-feira (17).

A Federação entende que o melhor caminho seria uma prorrogação, ainda que por um prazo curto, do convênio que delegava a responsabilidade da União para o município. Agora, a responsabilidade será repassada à Autoridade Portuária de Santos (APS).

Espera-se que esse seja apenas uma solução temporária. Não é razoável pensar que o segundo maior complexo portuário do Brasil possa estar subordinado a Santos, hoje líder em movimentação de contêineres no país. A Fecomércio, nesse caso, defende a criação de uma autarquia local para a gestão do porto, ainda que sob controle da União.

Em linhas gerais, devemos, a todo custo, evitar que o porto seja novamente paralisado, a exemplo do que ocorreu entre o fim de 2022 e meados deste ano, provocando perdas imensuráveis para Itajaí e Santa Catarina. A Fecomércio SC se mantém à disposição para contribuir com este tema e quaisquer outros de interesse de Santa Catarina.

Leia também

03 dezembro, 2025

Consumidores devem gastar 7,3% mais nas compras de Natal em 2025 no estado

27 novembro, 2025

Comércio e serviços lideram criação de empregos formais em outubro no estado

27 novembro, 2025

Presidente da Fecomércio-SC é citado em sessão solene da CNC no Congresso

21 novembro, 2025

Mais de um terço das empresas varejistas pretende contratar temporários para o Natal e a temporada de verão em Santa Catarina, aponta Fecomércio