Setor de serviços de SC tem maior crescimento do país em janeiro, aponta IBGE

Atualizado em 13 março, 2025

O setor de serviços de Santa Catarina registrou um expressivo crescimento no primeiro mês de 2025. A alta de 3,4% em janeiro, na comparação com o mês anterior, foi a maior entre todos os estados brasileiros no período. Os dados foram divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (13). O bom desempenho de Santa Catarina se destaca ainda mais se comparado com a média nacional de janeiro, que registrou uma retração de 0,2%.

O presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, pondera que o setor de serviços é responsável pela maior fatia do PIB catarinense, portanto esse resultado é motivo de comemoração, já que foi a maior alta em quatro anos. Ele acrescenta que, em relação a janeiro de 2024, o aumento também foi bastante expressivo: 3,2%, o dobro da média nacional de 1,6%.

“Esses indicadores demonstram mais uma vez o quanto a economia de Santa Catarina é pujante. O setor de serviços é o mais representativo da economia e está crescendo de forma consistente. Neste ano, devemos ser impactados pelo cenário macroeconômico desafiador, com aumento de juros e da inflação, mesmo assim devemos ter um crescimento acima da média nacional, por conta desse dinamismo do nosso estado”, afirma Dagnoni.

Dentro do setor de serviços, um dos maiores impactos positivos veio do turismo. Em comparação com janeiro de 2024, a alta foi de 7% em Santa Catarina, o dobro da média nacional de 3,5%. Na comparação com dezembro, o aumento foi de 1,7%, considerando os ajustes sazonais. Nesse caso, houve queda em âmbito nacional de 6,4%.

Leia também

03 dezembro, 2025

Consumidores devem gastar 7,3% mais nas compras de Natal em 2025 no estado

27 novembro, 2025

Comércio e serviços lideram criação de empregos formais em outubro no estado

27 novembro, 2025

Presidente da Fecomércio-SC é citado em sessão solene da CNC no Congresso

21 novembro, 2025

Mais de um terço das empresas varejistas pretende contratar temporários para o Natal e a temporada de verão em Santa Catarina, aponta Fecomércio