Varejo de SC tem melhor resultado mensal dos últimos dois anos em fevereiro, diz IBGE

Atualizado em 10 abril, 2025

Foto: Ricardo Trida – SECOM/SC

O varejo catarinense registrou um excelente desempenho em fevereiro. O crescimento de 2,5%, apontado pelo IBGE, representa o melhor resultado mensal desde janeiro de 2023. É, ainda, o quinto melhor desempenho entre os estados do país. A média nacional para o período ficou em 0,5%, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC).

O crescimento em Santa Catarina é ainda mais expressivo na comparação com fevereiro de 2024: alta de 5,9% frente a 1,5% da média brasileira. Entre as principais categorias do varejo, destacaram-se as vendas de artigos de uso pessoal e doméstico (26%) e de tecidos, vestuário e calçados (16%).

O presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, salienta que o resultado foi impulsionado pela presença massiva de turistas argentinos, especialmente no litoral catarinense. Ele destaca também que o crescimento ocorre mesmo em um cenário de juros e inflação em viés de alta.

“O empresário do comércio está um pouco mais cauteloso, porém podemos dizer que este começo de ano trouxe resultados acima do esperado. Agora precisamos analisar como será o restante de 2025, diante de um cenário interno e externo mais desafiador”, afirma Dagnoni.

Varejo ampliado também cresce

No caso do varejo ampliado — que inclui materiais de construção, veículos e o setor de atacarejo — o crescimento em fevereiro foi mais modesto: 0,2% na série com ajustes sazonais. Ainda assim, o setor acumula alta de 6,7% no ano. O desempenho estadual ficou acima da média nacional em todos os comparativos. No Brasil, as vendas do comércio ampliado recuaram 0,4% no mês.

Leia também

30 abril, 2025

Comércio e serviços somam 61,8% dos empregos gerados em março no estado

30 abril, 2025

Gasto com presentes do Dia das Mães deve ser o maior da história em SC, aponta Fecomércio

29 abril, 2025

Com shows nacionais na programação, Semana S tem inscrições abertas em Chapecó

25 abril, 2025

Intenção de consumo das famílias catarinenses cresce em abril, aponta Fecomércio