Serviços crescem 4,6% no primeiro semestre em Santa Catarina, acima da média nacional

O setor de serviços catarinense apresentou um crescimento sólido no primeiro semestre de 2025. A alta foi de 4,6%, o sexto melhor resultado entre as unidades da federação. No mesmo período, a média nacional ficou em 2,5%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quinta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Apesar do bom desempenho no acumulado do ano, o setor registrou uma queda de 0,7% no mês de junho, em contraste com um crescimento de 0,3% no cenário nacional. Para o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, o resultado do semestre é positivo, especialmente diante do cenário macroeconômico, com juros elevados e inflação ainda acima da meta.
“O setor de serviços é o mais representativo da economia, tanto em nível estadual quanto nacional. Por isso, um crescimento de quase 5% não deve ser menosprezado. É um bom número, ainda mais se levarmos em conta que a média nacional foi pouco mais da metade disso, 2,5%. Como temos frisado recorrentemente, é preciso atenção ao que ocorrerá nesta segunda metade do ano, tanto pela desaceleração já esperada quanto pelo cenário internacional mais volátil”, afirma Dagnoni.
Entre as atividades pesquisadas, três registraram crescimento no semestre: serviços profissionais, administrativos e complementares (9,2%); serviços de informação e comunicação (6,1%); e transportes (4,6%).
Turismo também tem semestre positivo
A PMS também mede a atividade turística. No semestre, a alta acumulada no estado foi de 7,7%, o sétimo melhor resultado do país. A média nacional ficou em 6,6%. O desempenho foi fortemente influenciado pela temporada de verão, considerada uma das melhores dos últimos anos, especialmente pela presença expressiva de turistas estrangeiros.
Já no mês de junho, o setor apresentou retração em Santa Catarina, com queda de 3,3% na comparação com o mesmo período do ano anterior.