Com bom resultado em setembro, varejo de Santa Catarina acumula segunda maior alta do país em 2025

Atualizado em 13 novembro, 2025

O setor varejista de Santa Catarina segue em trajetória de crescimento. Em setembro, o volume de vendas no estado avançou 0,4%, contrastando com a retração de 0,3% registrada na média nacional. Com o resultado, o varejo catarinense acumula alta de 5,9% nos nove primeiros meses de 2025, segundo melhor desempenho entre os estados pesquisados, atrás apenas do Amapá (+7,4%). Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC).

No acumulado dos últimos 12 meses, Santa Catarina também se destaca: o crescimento é de 5,5%, a terceira melhor marca do país. Segundo o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, os resultados superaram as expectativas.

“Mesmo com todas as dificuldades macroeconômicas, em um contexto de juros altos e inflação persistente acima da meta do Banco Central, o comércio de Santa Catarina vem registrando ótimos resultados neste ano. Crescemos mais uma vez em setembro e ainda temos datas importantes pela frente, como a Black Friday e o Natal”, afirmou Dagnoni.

Entre os segmentos pesquisados, o principal destaque no acumulado do ano é o de equipamentos para escritório, informática e comunicação, com alta de 25%.

Varejo ampliado também cresce

No chamado varejo ampliado — que inclui materiais de construção, atacarejo e venda de automóveis —, o crescimento acumulado em 2025 é um pouco menor: 2,9% em Santa Catarina. O destaque é o segmento de materiais de construção, com alta de 7,5%, o melhor resultado do país.

Leia também

16 janeiro, 2026

Confiança do empresário varejista se recupera em dezembro, mas fecha o ano abaixo do patamar de 2024 em SC

15 janeiro, 2026

Comércio de SC cresce 5,7% até novembro e tem segundo melhor resultado do país

15 janeiro, 2026

Intenção de consumo das famílias de Santa Catarina cresce pelo terceiro mês consecutivo em dezembro

14 janeiro, 2026

Serviços crescem 3,7% até novembro em Santa Catarina, acima da média nacional