Alesc lança 10ª edição da premiação de Responsabilidade Social

Atualizado em 19 junho, 2020

A Assembleia Legislativa e organizações parceiras lançam no dia 6 de julho o edital da 10ª edição da Certificação e Troféu de Responsabilidade Social – Destaque SC. A iniciativa é destinada a reconhecer empresas e instituições que assumem a responsabilidade social como política de gestão.

A inscrição é gratuita e pode ser feita no site http://responsabilidadesocial.alesc.sc.gov.br até o dia 25 de setembro. Podem participar do certame empresas privadas, empresas públicas, sociedades de economia mista e organizações sem fins lucrativos.

Um dos pré-requisitos para participação é a comprovação da publicação do balanço social da organização relativo ao ano de 2019. As organizações que obtiverem os melhores desempenhos na Certificação de Responsabilidade Social, com base nas ações e projetos socioambientais desenvolvidos, serão premiadas com o Troféu Destaque.

A cada ano são promovidos ajustes e atualizações no edital do certame, buscando atualizar as regras de acordo com a legislação vigente, bem como aprimorar o processo e estimular a participação das organizações que atuam em prol do bem-estar da sociedade e do meio ambiente.

Para este edital foram feitos alguns ajustes no processo avaliativo das candidatas na categoria micro e pequena empresa, considerando suas particularidades. Espera-se, com isso, aumentar a adesão de um segmento que se mostrou inexpressivo nas edições anteriores.

Participação

Em 2019, a comissão recebeu 184 inscrições e certificou 85 empresas privadas, empresas públicas e entidades cujo balanço social atendeu aos critérios previstos no edital. Foram premiadas com troféu quatro empresas e duas organizações do terceiro setor que obtiveram as melhores pontuações na avaliação de seus balanços sociais e projetos desenvolvidos.

Promovida pela Assembleia Legislativa, a Certificação de Responsabilidade Social é realizada anualmente desde 2011. Na 10ª edição, a Comissão Mista é composta por 11 organizações públicas e da sociedade civil, entre elas a Fecomércio SC.

> Leia mais sobre Responsabilidade socioambiental