MERCADO

Aprovada emissão primária remota de certificados digitais

Atualizado em 26 janeiro, 2021

A emissão primária remota de certificados digitais foi aprovada na semana passada e entrará em vigor após publicação da Instrução Normativa, que regulamentará os procedimentos e a forma de operação.

A medida deve modernizar e tornar mais rápida a emissão dos certificados digitais pelas Autoridades Certificadoras da ICP-Brasil. A Fecomércio SC trabalha com validação por videoconferência desde a criação da modalidade.

Conforme as regras em vigor, a emissão do primeiro certificado digital, de pessoa física ou jurídica, deveria ser realizada presencialmente e apenas as renovações poderiam ser feitas por videoconferência. Com a aprovação será possível emitir o primeiro certificado, pessoa física ou jurídica, de forma remota.

O interessado pode solicitar a aquisição na página da Certificação no site da Fecomércio SC e realizar todo o processo de forma virtual, sem sair de casa.

 

Leia também

17 novembro, 2025

Fecomércio SC defende aprovação do PL 3630, que autoriza divulgação de imagens de pessoas que cometerem crimes em estabelecimentos comerciais

13 novembro, 2025

Com bom resultado em setembro, varejo de Santa Catarina acumula segunda maior alta do país em 2025

12 novembro, 2025

Serviços recuam em setembro, mas acumulam alta de 4,1% no ano em SC

07 novembro, 2025

Inadimplência cresce pelo sétimo mês seguido e atinge novo recorde em SC: 33,1%