Como empresas do Comércio e de Serviços podem aplicar IA no dia a dia

Atualizado em 31 outubro, 2023

“Impacto da IA no Comércio e Serviços” foi o tema do terceiro painel da tarde, na programação do CNC Innovation Day em Florianópolis. Com mediação de Bruno Guimarães, Diretor Vertical Varejo ACATE e CEO WiFeed, o painel contou com a participação de Fábio Nunes, Fundador da Equilibrium, Diretor de Tecnologia do Grupo Boticário e Santiago Edo, Co-fundador e CEO da Harmo, Diretor do Programa ACATE Startups e Mentor do MIDITEC.

“A tecnologia veio para ficar, mas tem ainda muito caminho a percorrer. Agora que estamos amadurecendo e que a IA está virando uma realidade para mais pessoas”, destaca Fábio. Ele conta que no Grupo Boticário, as ferramentas tecnológicas são usadas para resolver problemas reais, avaliar tendências, interpretar dados e gerar resultados.

“Em nossa call center, por exemplo, temos quase mil atendentes e muitas perguntas complexas feitas pelos clientes. Como capacitar toda a força de atendimento para resposta a essas questões mais especificas? A gente usa a IA para isso, com uma base de consulta que pode ser acessada pelo time”.

Para Santiago, não adianta adotar novas tecnologias, se não fizer o básico bem-feito. “Todo esse esforço vai por água abaixo se o atendente for mal-educado”. Ele reforçou a importância do uso da IA para ajudar a obter bons resultados, mas pondera que a tecnologia não substitui as pessoas.

“Uma máquina não tem empatia, o relacionamento humano faz muita diferença para a experiência do cliente”. Como exemplo, ele destacou uma funcionalidade usada para responder avaliações no google, com mensagens personalizadas, que são revisadas e editadas por funcionários especializados.

Na opinião do Fábio, o começo de tudo é um bom CRM. “O básico bem feito inicia pelo cadastro de clientes, que pode ser feito até mesmo via formulário no site. Até para enviar uma campanha de e-mail marketing é preciso ter os contatos segmentados”, reforça.

Outro passo importante é ter o ChatGPT no celular e Santiago provocou a plateia a instalar a ferramenta durante o evento. “Vocês já perguntaram à IA se entre o seu produto ou o do seu concorrente qual é o melhor? Hoje as escolhas dos consumidores são baseadas nas avaliações de outras pessoas no google. E se não estiver bem ranqueado, com nota abaixo de 4.5, a jornada acaba ali”.

Confira mais imagens aqui

Leia também

19 dezembro, 2025

Fecomércio SC entra em férias coletivas até 04 de janeiro de 2026

11 dezembro, 2025

Comércio catarinense tem melhor resultado pós-pandemia em 2025

10 dezembro, 2025

Após sete meses de alta, inadimplência tem queda em novembro em Santa Catarina

ECONOMIA 03 dezembro, 2025

Consumidores devem gastar 7,3% mais nas compras de Natal em 2025 no estado