MERCADO

Dia da família na escola tem foco em qualificação profissional e continuidade dos estudos

Atualizado em 04 abril, 2019

Cerca de 1,2 milhão de estudantes  de escolas do Sistema S (SESI, SENAI, SESC, SENAC, SEST, SENAT e SENAR) e da rede pública (municipal e estadual) participam de diversas atividades em comemoração ao Dia da Família na Escola, neste sábado (6) e durante o mês de abril. As ações estão programadas para integrar a família e os estudantes e ajudá-los a refletir sobre estratégias para alcançar a realização pessoal e profissional.

A data, celebrada neste mês, tem o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância do acompanhamento familiar na vida escolar do aluno para uma trajetória bem-sucedida e a continuidade dos estudos. A iniciativa virou lei em 2016, a partir de uma proposta do Movimento Santa Catarina pela Educação.

Entre os focos da campanha deste ano estão a permanência na escola, a qualificação para o mundo do trabalho e o fortalecimento de valores como respeito, responsabilidade, espírito de colaboração, autoestima, entre outros.

Há mais de 70 anos, o Sistema Fecomércio SC Sesc |Senac vem transformando a realidade de crianças e jovens catarinenses através da educação alicerçada na ética e na valorização humana. “Acreditamos na força colaborativa entre a família e o ambiente escolar, fomentando o diálogo e fortalecendo a construção da cidadania desses estudantes que estão se preparando para descobrir sua vocação profissional e para entrar  no mercado de trabalho”, afirma o presidente do Sistema, Bruno Breithaupt.

Nas 22 Escolas do Sesc Santa Catarina a programação acontece entre os dias 13 e 14 de abril, próximo sábado e domingo.

Veja a programação do Sesc por cidade

Cidadania, inserção e qualidade de vida

É dever da família apoiar e incentivar os estudantes a descobrir quais são seus próprios talentos, conforme o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. “Para isso é preciso estar presente na vida escolar deles. Este ano queremos mostrar que a educação profissional é uma opção promissora para os estudantes, pois facilita a inserção no mercado de trabalho e amplia a renda em 18% em relação a quem concluiu apenas o ensino médio. Inclusive, algumas formações técnicas têm média salarial maior do que ocupações de nível superior”.

Saiba como ajudar os filhos na escolha profissional

Uma pesquisa do Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mostra que os estudantes que recebem apoio e atenção dos pais na sua vida escolar estão, em média, quatro meses à frente no aprendizado em comparação com os que não recebem essa atenção.

“Sabemos que a participação da família reflete diretamente em melhorias nos índices dos alunos e na qualidade do ensino e, no meio rural, isso é ainda mais evidente porque melhora não apenas a produtividade, mas a qualidade de vida de todos os envolvidos”, destaca o presidente da FAESC, José Zeferino Pedrozo.

O presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli, afirma que a escola é fundamental para formar bons cidadãos e deve ser cada vez mais valorizada. “O Dia da Família na Escola é uma oportunidade de fortalecer as nossas escolas e conhecer projetos educacionais importantes. A data também é uma forma de interação entre pais, alunos, educadores, professores, dirigentes das escolas e entidades que fomentam a educação”, fala.

Para o secretário Natalino Uggioni, esta é uma iniciativa muito relevante, não só para os alunos, mas para a sociedade. “É muito importante que os pais não estejam na escola apenas no Dia da Família, mas que essa visita se estenda ao longo de todo o ano. Eles precisam conhecer e ajudar a cuidar do ambiente escolar, pois quanto mais de perto acompanharem a educação de seus filhos, melhor ela será”, enfatiza.

Roque Antônio Mattei, presidente da UndimeSC, defende que a participação ativa da família na vida escolar é essencial para o desenvolvimento e aprendizado das crianças e adolescentes. “O Dia Estadual da Família na Escola é fundamental para incentivar a comunidade a estar mais próxima e envolvida em ações que venham fortalecer o trabalho desenvolvido pela escola, além de estreitar laços entre professores, alunos, pais e gestores”, afirma.

 

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior