ECONOMIA

Entidades defendem postergação do Bloco x em reunião com Casa Civil e parlamentares

Atualizado em 15 junho, 2021

A articulação para a postergação da vigência do Bloco X avançou nesta terça-feira (15). Representantes da Fecomércio SC, FCDL, CRC e ACATS reuniram-se com deputados da Frente Parlamentar do Varejo e o secretário da Casa Civil, Eron Giordani, na Alesc. Na última quinta-feira ( 10) o grupo já havia encontrado os parlamentares.

O objetivo da reunião foi sensibilizar o Governo do Estado de Santa Catarina sobre a realidade dos empresários do setor do comércio de bens, serviços e turismo do Estado frente a pandemia e as dificuldades quanto a expansão o Bloco X aos segmentos varejistas e demais.

> Leia mais sobre bloco X

A Fecomércio SC foi representada pelo vice-presidente Emilio Schramm, que alertou os deputados sobre o momento sensível que os estabelecimentos do setor estão passando e que uma obrigação acessória a mais pode dificultar a gestão dessas empresas. O vice-presidente do Vale do Itajaí, Marcelo Gevaerd, também esteve presente.

Schramm pediu que fosse postergada a vigência do Bloco X e que o foco do Estado seja a implantação e expansão definitiva da NFC-e. O pedido foi reforçado por todas as entidades presentes e subscrito pelos deputados Valdir Cobalchini, Nilso Berlanda, Bruno Souza, Vicente Caropreso e Milton Hobus.

VP Emílio Schramm entrega manifestação da Fecomércio e sindicatos ao Secretário da Casa Civil

O secretário da Casa Civil acolheu o apelo das entidades e deputados, e se colocou na condição de defensor da causa dentro do governo a partir da reunião. Segundo ele, o Governo é sensível aos pedidos da classe, sobretudo quando vem em uníssono. A expectativa é de que tramitação dos pedidos das entidades tramite dentro do Governo nos próximos dias.

Leia também

19 agosto, 2025

Comércio e serviços concentram 64% da população ocupada em Santa Catarina

18 agosto, 2025

Medidas contra efeitos do tarifaço são importantes no curto prazo, mas paliativas

14 agosto, 2025

Serviços crescem 4,6% no primeiro semestre em Santa Catarina, acima da média nacional

13 agosto, 2025

Varejo de SC cresce 6,2% no primeiro semestre, segundo melhor resultado do país