ECONOMIA
Estação Inverno: Governo de SC lança planejamento turístico para temporada de frio
Posicionar Santa Catarina como um dos principais destinos turísticos na estação mais fria do ano é a meta do projeto Estação Inverno, lançado na manhã desta terça-feira (30) pelo Governo do Estado de SC. Liderada pelo secretário de Turismo, Evandro Neiva, a iniciativa foi apresentada ao público pelo governador Jorginho Mello em coletiva de imprensa, com a participação de entidades, órgãos públicos estaduais, representantes do trade turístico catarinense e parlamentares . O vice- presidente de Turismo da Fecomércio SC, Fábio Cordova de Sousa, esteve presente no ato representando o presidente Hélio Dagnoni.
“Em Santa Catarina o frio dura mais que o calor, temos três das cinco cidades mais frias do Brasil e até hoje não tínhamos um movimento turístico organizado para divulgar e explorar da melhor forma as atrações únicas que o nosso Estado tem. Vamos fomentar o turismo interno e, a partir disso, potencializar a geração de emprego e renda nesse setor tão importante”, disse o governador.
Para o secretário Evandro Neiva, este reconhecimento é inédito dentro da gestão pública. “É um gesto inovador, contínuo e evolutivo. Finalmente o Governo de Santa Catarina se apropria e mostra para o mercado o entendimento de que temos sim uma estação de inverno”, afirma.
Além das belezas naturais, Santa Catarina também tem uma vasta programação de festividades nesta época, com cerca de 140 eventos em todas regiões do estado. Entre eles, a Festa Nacional do Pinhão, que ocorrerá entre 2 a 11 de junho, em Lages; a Festa da Gastronomia Típica Italiana, em Nova Veneza, nos dias 15 a 18 de junho; a Festa Nacional da Cachaça entre os 14 a 16 de julho, em Luiz Alves; o tradicional Festival de Dança de Joinville, marcado para 17 a 29 de julho; a Festa do Vinho de 9 a 13 de agosto, em Urussanga; e a ExpoConcórdia, de 1º a 10 de setembro.
Dados do setor
Há mais de uma década, a Fecomércio SC realiza pesquisas sobre o turismo em Santa Catarina, gerando informações relevantes para a tomada de decisão, leitura de cenários, identificação de oportunidades e antecipação de tendências.
Os dados da pesquisa sobre o inverno na Serra de SC em 2022 apontam:
- maior fatia dos visitantes tem faixa etária entre 31 a 40 anos (27,9%)
- turistas viajam em família (47%) ou casal (43%)
- média geral dos gastos de R$ 2.131
- turismo interno representa R$ 62,6%
>>> Confira os resultados dos anos anteriores
2021: Resultados da temporada de inverno apontam para retomada do turismo
Resultados da temporada de inverno apontam para retomada do turismo em SC
2020: oito em cada dez empresários consideraram a temporada negativa
Pandemia impactou negativamente no turismo de inverno na Serra
2019: o turismo doméstico se consolida como motor da economia regional
Turismo interno: catarinenses foram maioria no inverno 2019 na Serra
2018: parcela de visitantes que citou ecoturismo, turismo de aventura e o turismo gastronômico triplica
Pesquisa da Fecomércio SC traça perfil e impacto do turismo de inverno na Serra de SC