ECONOMIA

Fecomércio SC propõe pacote de medidas econômicas para socorrer empresas

Atualizado em 30 março, 2021

A Fecomércio SC elaborou um pacote de medidas econômicas para ajudar as empresas dos setores do comércio, serviços e turismo a recuperar o fôlego e voltar a gerar emprego e renda em Santa Catarina- o setor terciário foi duramente afetado no Estado desde o início da pandemia e começou o ano no negativo, com queda no volume de vendas e fechamento de postos formais de trabalho.

A agenda com as proposições estaduais e municipais foi encaminhada esta semana ao Secretário da Fazenda, Paulo Eli, e foi apresentada nesta quarta-feira (24) em reunião da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia, na Assembleia Legislativa. O documento foi validado na reunião do Conselho de Representantes da Fecomércio SC na segunda-feira (22)- os sindicatos filiados à entidade serão os articuladores das medidas localmente.

> Agenda Econômica Estadual 

> Agenda Econômica Municipal

Conforme o documento, “se nada for feito para alterar as proporções dos saldos de crédito das empresas e famílias em relação ao Governo, assim como garantir novos prazos, reduções e/ou isenções, poderá haver um colapso financeiro e monetário no país”.

Segundo o presidente da Federação, Bruno Breithaupt, as ações precisam ser implantadas com celeridade para garantir a preservação das atividades econômicas e amortecer os impactos negativos, mirando uma recuperação sólida. “A redução da carga tributária é uma alternativa viável para aliviar os empresários e ampliar a capacidade financeira de caixa e de investimento”, avalia.

A agenda recomenda, em caráter emergencial, a redução, postergação, parcelamento ou isenção de taxas e impostos de competência estadual e municipal. Entre as medidas de médio e longo prazo estão a desoneração das alíquotas do ICMS, enquanto as restrições estiverem vigentes, para compensar o ônus da diminuição na capacidade de atendimento e geração de volume de venda e/ou receitas; e a revisão dos códigos tributários municipais, com redução do ISS e IPTU para as atividades mais impactadas.

Fecomércio SC e Fecam unificam agenda econômica para socorrer empresas e municípios

Fecomércio SC apresenta panorama do setor terciário para Comissão de Economia da Alesc

Novo decreto amplia horário do comércio e capacidade dos supermercados em SC

 

Leia também

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa