ECONOMIA

Governo Federal recria Ministério do Trabalho e da Previdência

Atualizado em 29 julho, 2021

O presidente Jair Bolsonaro recriou o Ministério do Trabalho e da Previdência e nomeou Onyx Dornelles Lorenzoni para exercer o cargo de Ministro. As medidas fazem parte da reforma ministerial anunciada na última quarta-feira (21) e foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (28).

O Ministério foi extinto no início do governo Bolsonaro, em janeiro de 2019, junto com outras pastas da área econômica, que foram fundidas para dar origem ao superministério da Economia. Com a saída de Onyx, o general Luiz Eduardo Ramos passa a ser o titular da Secretaria-Geral da Presidência e o senador Ciro Nogueira assume o comando da Casa Civil.

A expectativa da Fecomércio SC é que o Ministério recriado, sob a nova denominação de Ministério do Trabalho e da Previdência, possa cumprir sua missão primordial de criação de políticas públicas de incentivo à geração de empregos e ser uma alternativa para o fortalecimento do mercado de trabalho, colaborando com o desenvolvimento social e melhorando o desempenho das atividades econômicas.

Leia também

19 agosto, 2025

Comércio e serviços concentram 64% da população ocupada em Santa Catarina

18 agosto, 2025

Medidas contra efeitos do tarifaço são importantes no curto prazo, mas paliativas

14 agosto, 2025

Serviços crescem 4,6% no primeiro semestre em Santa Catarina, acima da média nacional

13 agosto, 2025

Varejo de SC cresce 6,2% no primeiro semestre, segundo melhor resultado do país