Inadimplência recua para 21,7% em Santa Catarina, aponta Fecomércio

Atualizado em 14 março, 2025

A inadimplência voltou a recuar em Santa Catarina no mês de fevereiro. O percentual de famílias com dívidas em atraso caiu para 21,7%, segundo dados compilados pela Fecomércio SC. A taxa representa uma queda de 0,4 ponto percentual na comparação com o mês anterior.

Em comparação com fevereiro de 2024, a diminuição é ainda mais significativa: 1,7 pontos percentuais. Atualmente, Santa Catarina possui a sétima menor taxa de inadimplentes do Brasil. A média nacional está em 28,6%, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC).

O presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni, destaca que os catarinenses são historicamente conhecidos como bons pagadores, e o percentual indica também uma melhora momentânea no ambiente econômico.

“Sempre é necessário comemorar uma queda na inadimplência. Precisamos avaliar como esse índice irá se comportar nos próximos meses, pois o cenário macroeconômico é desafiador, com juros e inflação em viés de alta”, diz Dagnoni.

Endividamento também recua

Pelo segundo mês, o nível de endividamento em Santa Catarina apresentou queda, passando de 72,7% em janeiro para 71,2% em fevereiro, uma redução de 1,5 p.p. Atualmente, cerca de 40% dos catarinenses consideram-se pouco endividados.

” Esse movimento pode estar relacionado ao aumento dos juros e da inflação, que desestimula a tomada de crédito. O endividamento no estado é o nono menor do país e ficou abaixo da média brasileira de 76,4%”, ressalta Edilene Cavalcanti, economista da Fecomércio.

Outro dado positivo foi a redução da proporção de famílias que não têm condições de pagar as dívidas em atraso. Esse indicador caiu de 7% em janeiro para 6,7% em fevereiro de 2025, uma queda de 0,3 ponto percentual. Em relação a fevereiro do ano passado, a redução foi de 3,1 pontos percentuais, sugerindo que muitas famílias estão conseguindo melhorar sua capacidade de pagamento, seja pela renegociação de dívidas ou pela expectativa de melhora econômica.

Leia também

13 junho, 2025

Comércio catarinense tem maior crescimento do país em abril, aponta IBGE

12 junho, 2025

Turismo de SC teve o segundo maior crescimento do país no verão de 2025

10 junho, 2025

Vendas de roupas de inverno devem crescer 7,4% em SC, projeta Fecomércio

30 maio, 2025

Intenção de compras para o Dia dos Namorados cresce 7% e chega a R$190 em SC