O marco regulatório da IA no Brasil à luz do debate internacional pós-ChatGPT

Atualizado em 31 outubro, 2023

Ainda que o Brasil não tenha um marco legal para a regulação da inteligência artificial (IA), algo que pegou muitos países de surpresa com a disseminação do ChatGPT – aplicativo com uso de IA que gera textos, por meio de instruções dos usuários – ainda em 2020, o país começou a discutir uma legislação sobre o tema.

E foi exatamente sobre esse contexto que o especialista em IA e diretor da associação brasileira de Software, Andriei Gutierrez falou na palestra “O marco regulatório da IA no Brasil à luz do debate internacional pós-ChatGPT”.

Gutierrez conta como começou a olhar para a IA. “Quando a LGPD foi sancionada eu entendi que a inteligência artificial ia se disseminar. Por isso, comecei a estudar o tema, acompanhar o dia a dia no Brasil e exterior. Aqui, o Senado está debatendo e o país quer sancionar este ano ainda essa regulação. Já a União Europeia precisa fechar no início de 2024, sendo este um assunto estratégico para os europeus”.

O especialista aponta que quando chegou o ChatGPT tudo mudou, as pessoas não sabiam para onde ir e nem o que ia acontecer. Então esse debate tem sido muito acirrado e nessa semana ocorreram avanços. O G7 está criando um código de conduta para as empresas que desenvolvem inteligência artificial. Esse código será voluntário e deve reduzir as preocupações com os riscos de segurança e privacidade.

“Agora os países olham a IA como uma forma de competitividade, de melhorar cada um a sua economia. E já estão vendo se realmente querem deixar uma regulação tão forte ou deixar a inovação acontecer e aderir as boas práticas como o G7. Aqui no Brasil, precisamos trazer mais pessoas para o debate, pois de tudo que vi, sinto que não estamos preparados ainda para regulamentar”, enfatiza.

Confira mais imagens aqui

 

Leia também

15 outubro, 2025

Varejo catarinense acumula segundo maior crescimento do país em 2025, com alta de 6%

14 outubro, 2025

Setor de serviços tem expansão de 1,4% em agosto em Santa Catarina

09 outubro, 2025

Inadimplência cresce pelo sexto mês consecutivo e volta a bater recorde em SC

03 outubro, 2025

Confiança dos varejistas cai em setembro, mas expectativas futuras melhoram em SC