Passado, Presente e Futuro da IA em pauta

Atualizado em 31 outubro, 2023

“Inteligência Artificial: Passado, Presente e Futuro” foi o tema da segunda palestra da manhã, conduzida por Fernando Gomes de Oliveira, CIO da Intellinet Conectividade Inteligente. O palestrante é especialista em 5G, IA e Smart Cities e discorreu sobre temas relacionados ao mundo digital, inovação, tecnologias ruptivas, transformação da sociedade e futurismo.

Ao longo da palestra ele apresentou um panorama histórico da IA, trouxe conceitos técnicos, estratégias e desafios. Ou seja, resgatou um pouco o passado, para falar do presente e do que podemos esperar para o futuro. Para ele, tudo que o ser humano pode fazer em poucos segundos, provavelmente agora, ou em breve, será automatizado por IA.

“Falar sobre IA é desafiador, pois ao mesmo tempo que tem uma trajetória de quase cem anos, ainda é desconhecida por muitos. Grande parte da população só teve acesso recentemente, com o ChatGPT”, destaca.

Em pouco tempo de introdução ao uso em sociedade, o ChatGPT promete trazer ainda mais mudanças para o modo como as pessoas utilizam a internet e com seus mecanismos de busca tradicionais. “Podemos conversar com a máquina através de linguagem natural, com perguntas e interações, recebendo respostas assertivas. Isso foi possível devido aos mecanismos e processamentos digitais, bem como a grande quantidade de dados e palavras. É cálculo, estatística e probabilidade, um modelo matemático que permite a criação desses bots textos”, explica.

Ele reforça que a IA não vive sem dados. Mas isso não está relacionado apenas a quantidade de informações guardadas em um servidor, mas sim sobre a qualidade e o contexto. Para uma utilização efetiva é preciso considerar a acurácia (o quão próximo ou a distante está a informação da realidade), a completude, a consistência, a confiabilidade e se os dados estão atualizados.

O palestrante também explanou sobre o futuro do trabalho a partir dos avanços da IA, que emergem como ferramenta com o potencial de redefinir este cenário, gerando novas profissões a acabando com outras. Para ele, o futuro está na conectividade, armazenamento, processamento e computação quântica.

Por fim, reforçou a importância do uso ético e responsável, que envolve garantir que as tecnologias de inteligência artificial sejam desenvolvidas e usadas de uma maneira a promover o bem-estar humano, a justiça social e a sustentabilidade ambiental, com transparência, inclusão e privacidade.

E fechou sua apresentação com uma frase de Max Tegmark, president of the Future of Life Institute: “Tudo que amamos em nossa civilização é um produto da inteligência; portanto, ampliar nossa inteligência humana com IA tem o potencial de ajudar-nos a florescer como nunca antes – desde que consigamos manter esta tecnologia como benéfica”.

 

Confira mais imagens aqui.

Leia também

19 dezembro, 2025

Fecomércio SC entra em férias coletivas até 04 de janeiro de 2026

11 dezembro, 2025

Comércio catarinense tem melhor resultado pós-pandemia em 2025

10 dezembro, 2025

Após sete meses de alta, inadimplência tem queda em novembro em Santa Catarina

ECONOMIA 03 dezembro, 2025

Consumidores devem gastar 7,3% mais nas compras de Natal em 2025 no estado