PESQUISA

Pesquisa mapeia perfil dos empresários juniores em SC

Atualizado em 12 agosto, 2019

 

Celeiro de novos negócios, as empresas juniores fomentam o empreendedorismo dentro das universidades, capacitando os jovens para entrarem no mercado de trabalho com mais experiência e networking na bagagem.

A Fecomércio SC, em parceria com a Federação de Empresas Juniores de SC (Fejesc), desenvolveu a primeira pesquisa do segmento no Estado para conhecer as características, demandas e expectativas dos estudantes que fazem parte das organizações. Regulamentadas por lei desde 2016, as EJs são administradas pelos próprios graduandos sob supervisão de professores e oferecem produtos e serviços de diferentes áreas com preços competitivos.

O levantamento traz o perfil (sexo, idade, área de atuação, etc), percepção sobre o mercado de trabalho, atributos, dificuldades enfrentadas, entre outras informações relevantes. Os dados apontam que realização, propósito e inspiração, conceitos um tanto subjetivos no mundo corporativo, estão entre as prioridades da nova geração de profissionais. Trabalhar com projetos que consideram significativos (57,8%) é uma das principais motivações.

Atualmente, Santa Catarina conta com cerca de 40 empresas neste formato, com atuação de mais de 600 empresários juniores. “A experiência nessas empresas ajuda a turbinar o currículo profissional durante a graduação, proporcionando o desenvolvimento de competências muito valorizadas pelo mercado, como liderança, facilidade de resolução de conflitos, capacidade de trabalho em equipe, etc”, pontua Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio SC, entidade que representa cerca de 640 mil empresas do setor terciário no Estado.

Quase 90% desses exemplares da geração Z querem experimentar novos modelos de negócios, mas encontram um cenário desafiador pela frente, como a falta de vagas de trabalho (13,5%) e de reconhecimento (10,4%).

Leia a pesquisa completa e conheça o perfil dos futuros profissionais

Leia também

16 setembro, 2025

Fecomércio SC conclui sorteio de prêmios da campanha Comércio Local é Legal, com participantes de 363 cidades

15 setembro, 2025

Veja os ganhadores do sorteio de prêmios Comércio Local é Legal

11 setembro, 2025

Varejo anda de lado em julho, mas acumula alta de 6,3% no ano em Santa Catarina

10 setembro, 2025

Inadimplência bate recorde em Santa Catarina e supera média nacional em agosto