ECONOMIA

Pesquisa sobre temporada de verão sinaliza mudanças no perfil dos turistas e impactos nos negócios

Atualizado em 04 abril, 2022

Turistas com poder de compra maior, avanço nas novas formas de pagamento e maior participação dos hotéis entre os meios de hospedagem – a pesquisa da Fecomércio SC sobre o Turismo de Verão no Litoral Catarinense aponta mudanças no perfil dos visitantes e os impactos da temporada nos negócios. Os resultados indicam uma retomada mais consistente no setor.

> Leia a pesquisa na íntegra

Nesta temporada, mais da metade dos turistas estão na faixa de rende entre R$ 2.204 e R$ 8.812, porém, este público vem caindo ao longo dos últimos anos. Por outro lado, os dados sinalizam tendência de crescimento na participação de turistas da faixa 5 (R$ 8.813 a R$ 11.015), que representaram 15,1% neste ano, maior percentual desde 2013 . Esta mudança no perfil socioeconômico pode ser uma oportunidade para os empresários, visto que este público tende a consumir produtos e serviços com mais valor agregado.

> Conheça o perfil do turista que circulou em Florianópolis

O gasto médio no período foi de R$4.698, puxado pela hospedagem (R$2.745) e alimentação e bebidas (R$1.875)- o valor representa cerca de R$500 a mais que a média histórica (R$4.231).  Na avaliação de quase metade dos empresários, o movimento de clientes foi positivo, entre bom (41,9%) e muito bom (4,75), e o faturamento dos segmentos pesquisados aumentou tanto em relação à temporada anterior, quanto aos meses comuns do ano.

Os hotéis e pousadas voltaram a se destacar entre os meios de hospedagem, atingindo a maior fatia da série histórica. Conforme a pesquisa, a diferença entre a hotelaria (37,6%) e imóveis alugados (29,5%) foi a mais expressiva desde 2015. A busca por comodidade e por serviços oferecidos nestes estabelecimentos pode ter motivado esta escolha.

As formas de pagamento mais utilizadas nas viagens mostram que os turistas tinham orçamento para pagar à vista: no comércio e serviços, exceto hotelaria, oito em cada dez optou por esta modalidade. TED e PIX, por exemplo, saltaram de 0,8% em 2021 para 8,2% em 2022. Já na hotelaria, representou 68,8% e o pagamento eletrônico dobrou de 10,4% para 21,9%.

Destaques

– Brasileiros representam 86,6% do público. Público estrangeiro saltou de 2,1% em 2021 para 13,4%

– 72,1% viajaram com veículos próprios- percentual acima da média histórica (69,8%)

– 33,9% do comércio e serviços, exceto hotelaria, contrataram colaboradores extras- setores que mais influenciaram foram bares e restaurantes (46,5%) e mercados e supermercados (43,3%). Já na hotelaria, mais da metade (56,9%) admitiu temporários


A pesquisa da Fecomércio SC sobre o Turismo de Verão no Litoral Catarinense foi realizada em Balneário Camboriú, Florianópolis, Imbituba, Laguna e São Francisco do Sul, de dezembro a fevereiro, com 1078 turistas e 554 empresários/gestores.


Conheça o perfil do turista que passou o verão em Florianópolis

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior