MERCADO

“Precisamos de diretrizes de longo prazo”, afirma Breithaupt no lançamento do Observatório do Turismo

Atualizado em 31 janeiro, 2019

Plataforma permite acompanhamento de dados atualizados do setor

O setor turístico de Santa Catarina ganhou uma nova ferramenta de gestão, planejamento e monitoramento das prioridades: o Observatório do Turismo, idealizado pela Fecomércio SC e Senac  SC para dinamizar toda a cadeia produtiva. O lançamento do projeto, na noite de terça-feira (29), em Florianópolis, reuniu cerca de 200 atores do setor, entre iniciativa privada e poder público. Confira a galeria de fotos

Para dar a largada ao Observatório foi apresentado o relatório do Turismo Catarinense em Movimento, com 242 ações prioritárias em termos de gestão, governança, infraestrutura, inovação, legislação e qualificação. Os dados foram elencados em 2018 durante o ciclo de encontros nas 12 regiões turísticas do Estado, que abarcam 184 municípios, e estão disponíveis para acompanhamento público no site www.temsc.com.br .

“Essas informações sistematizadas podem ser utilizadas tanto pelo Governo, para direcionar políticas públicas e ações estratégicas para determinado segmento, como por empresários e entidades ligadas ao setor, no financiamento de projetos e atração de investimentos. Precisamos de diretrizes de longo prazo, de uma política assertiva para o setor. O objetivo é quebrar a sazonalidade do nosso turismo para atrair visitantes o ano todo e em todas as regiões”, afirma o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Representando o governador Carlos Moisés da Silva, o secretário Adjunto de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo, Amandio João da Silva Junior, afirmou que o estudo balizará o governo na gestão do turismo e que “será a estrada que o Estado vai percorrer”.

“A iniciativa está alinhada às diretrizes da política nacional do setor. Santa Catarina é um dos estados pioneiros na integração das regiões e sistematização das ações prioritárias”,  segundo o vice-presidente de turismo da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, que percorreu as 12 regiões no ano passado.

Evolução do turismo

Na plataforma será possível acompanhar o comportamento do setor por meio de dados, pesquisas e indicadores, que serão atualizados de acordo com o andamento das ações.

“A ferramenta deverá evoluir de maneira dinâmica, assim como o Turismo, na medida em que parcerias venham ampliar a base de dados e passem a gerar séries históricas. Com isso, o Observatório auxiliará a tomada de decisão e a construção do planejamento, permitindo a otimização de recursos e assertividade dos investimentos”, reforçou o consultor do Senac, André Carvalho.

Conforme o relatório, os fatores mais críticos estão relacionados à Inovação, Qualificação e Gestão/Governança. Por conta da natureza transversal do setor e as particularidades de cada destino, as demandas apresentadas vão das conjunturais- como o desenvolvimento de programa de qualificação em nível estratégico, operacional e de educação básica- às mais locais, a exemplo de um calendário turístico para a região Caminho dos Canyons.

Veja o relatório completo

Leia também

ECONOMIA 25 março, 2024

Vendas no varejo catarinense caem 1,0% em janeiro

INSTITUCIONAL 25 março, 2024

Sindilojas promove primeira sessão de negócios do ano em parceria com entidades locais

INSTITUCIONAL 20 março, 2024

Fecomércio SC e Inovativos lançam e-book para impulsionar negócios com inteligência artificial generativa

PESQUISA 19 março, 2024

Pesquisa de Verão 2023/24 revela crescimento do turismo em Santa Catarina