PESQUISA

Procura por presentes para Dia das Crianças deve aquecer comércio em Santa Catarina 

Atualizado em 30 setembro, 2020

O Dia das Crianças promete movimentar as vendas nas próximas semanas em Santa Catarina. Segundo a pesquisa de intenção de compras para a data, realizada pela Fecomércio SC, os principais destinos dos catarinenses continuam sendo o comércio de rua (62,8%) e shoppings centers (16,3%), porém a participação dos dois recuou, enquanto a internet (9,8%) triplicou frente a 2019.

Leia a pesquisa na íntegra

Apenas 20,6% dos consumidores afirmaram que os pequenos vão acompanhar a compra do presente. Brinquedos (47,3%), roupas (27,4%) e calçado (6,8%) devem ser os itens mais procurados. A maioria (73,1%) pretende fazer pesquisa de preço antes de adquirir o produto.

Em tempos de incertezas econômicas, o preço (29,0%) deve ser determinante na hora da compra, seguindo por promoção (25,7%) e atendimento (18,7%). Os dados apontam que quanto maior o gasto intencionado, maior a importância dada ao atendimento. Já os preços e as promoções são mais relevantes nos gastos menores.

Embora este ano o feriado caia em uma segunda-feira, esticando o fim de semana, 65,8% não pretendem realizar nenhum tipo de passeio na data, seguindo as medidas de isolamento social. Entre aqueles que pretendem fazer alguma programação na data, predominaram as atividades ao ar livre (7,1%) e o almoço/jantar na casa de familiar (6,2%).

A pesquisa foi realizada com 1.121 pessoas, entre os dias 1 e 11 de setembro, nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.

Leia também

03 dezembro, 2025

Consumidores devem gastar 7,3% mais nas compras de Natal em 2025 no estado

27 novembro, 2025

Comércio e serviços lideram criação de empregos formais em outubro no estado

27 novembro, 2025

Presidente da Fecomércio-SC é citado em sessão solene da CNC no Congresso

21 novembro, 2025

Mais de um terço das empresas varejistas pretende contratar temporários para o Natal e a temporada de verão em Santa Catarina, aponta Fecomércio