SESC/SENAC

Projeto Macroalgas, parceria entre Senac SC e Epagri, é lançado oficialmente

Atualizado em 29 novembro, 2022

Parceria entre Senac SC e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), o Projeto Macroalgas foi lançado de forma institucional nesta sexta-feira (25),  na Faculdade Senac Florianópolis. Colaboradores do Sistema Comércio SC, Epagri e produtores de alga puderam apreciar um cardápio completo – desde drink e entrada até sobremesa – usando a alga Kappaphycus alvarezii como base.

Estiveram no lançamento o superintendente da Fecomércio SC, Renato Barcelos, representando o presidente Hélio Dagnoni, o diretor regional do Senac SC, Alexandre Meneguetti, a gerente de saúde e assistência do SESC SC, Jéssica Pucci, representando a diretora regional Simone Batista, o gerente de pesca e aquicultura da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Sérgio Winckler, e o diretor institucional da Epagri, Celio Haverroth.

Menu completo 

O cardápio foi desenvolvido pelas professoras do Senac SC Maria do Nascimento Garcia e Aline Lopes de Moura Salla. Para que o menu fosse servido aos convidados, os alunos dos cursos de Cozinha e de Gastronomia do Senac, da Faculdade Senac Florianópolis, colaboraram no evento com serviço comandado pelo professor do Senac SC Pedro Castilhos.

  • Blood Mary com Sorbet de Salsão – a alga foi usada para dar textura ao clássico drink;
  • Ostra no vapor com vinagrete de Kappaphycus a.;
  • Focaccia com Kappaphycus a. e sal de Kappaphycus a. – a alga é usada na cobertura do pão de origem italiana e também no pesto;
  • Salada Morna de Kappaphycus a. curada no óleo de gergelim com polvo;
  • Filé de peixe grelhado com demi-glace de Kappaphycus a. e pesto de Kappaphycus a. – a alga é usada em substituição ao roux.
  • Gyoza de Taioba com recheio de Kappaphycus a. ao missô – prato oriental feito com massa de taioba, um tipo de PANC (planta alimentícia não convencional)
  • Patê choux com farinha de Kappaphycus a. e creme patissierrie com Kappaphycus a. – sobremesa com a alga em substituição à farinha de trigo e também para dar o ponto correto no conhecido creme de confeiteiro, em substituição ao amido.
  • Ponche com Kappaphycus a. e frutas.

Projeto Macroalga

O projeto objetiva pesquisar a aplicabilidade da macroalga Kappaphycus alvarezii na gastronomia, a usabilidade na indústria alimentícia e desenvolvimento de produtos a partir da sua transformação, visando a geração de emprego e renda para a cadeia produtiva catarinense.

Etapas 

O projeto tem previsão de duração de um ano, com dedicação e envolvimento do corpo técnico do Senac SC, entre professores e analistas. “Iniciamos o projeto pela aplicação das técnicas básicas de cozinha, técnicas de corte e cocção da macroalga. Ao mesmo tempo, desenvolveremos materiais de boas práticas de manipulação da macroalga, contemplando as técnicas de higienização compatíveis com o insumo, armazenamento, pré-preparo, entre outros”, conta a analista de projetos educacionais do Senac, Nathália Bernardinetti.

Concluída essa parte, será iniciada a aplicabilidade da macroalga, quando serão realizados os testes em preparos da cozinha fria, cozinha quente, panificação e confeitaria – tanto na cozinha internacional quanto na nacional. Com o material levantado, prevê-se uma prática de análise sensorial a partir de preparos selecionados ao longo do estudo e, também, de aceitabilidade dos produtos desenvolvidos. Os resultados finais devem sair entre agosto e setembro de 2023. No entanto, ao longo do projeto, os resultados parciais serão compartilhados.


Santa Catarina conta com 456 maricultores, produtores de moluscos e outros mexilhões. Destes, quatro começaram a cultivar algas na última safra, em Florianópolis e Palhoça, e conseguiram produzir mais de 102 toneladas. Outros 10 municípios iniciam na safra 2022/2023. Para a próxima, deverá ter produção também em São José, Penha e São Francisco do Sul.


Alternativa econômica

Essa espécie de alga é exótica e está há 30 anos no Brasil, mas somente em 2020 os cultivos comerciais foram autorizados em Santa Catarina pelo Ibama. A autorização só foi concedida após o Estado estudar a alga durante 10 anos e comprovar a sua viabilidade ambiental de cultivo.

Kappaphycus alvarezii não consegue se reproduzir na natureza. Assim, sua propagação é vegetativa, ou seja, alguns galhos são quebrados e colocados para crescer, como se fossem clones da planta mãe.  No Sul do Brasil, o ciclo de cultivo inicia em setembro e vai até maio. Entre junho e agosto os cultivos são interrompidos porque a temperatura da água fica abaixo de 18°C e nessas condições a alga morre.

“Precisamos diversificar os cultivos marinhos. Não dá para todos viverem apenas do cultivo de ostra e mexilhão. Então, sempre estudamos espécies para integrar os sistemas de cultivo dessas fazendas marinhas. Por exemplo, quando ocorre a maré vermelha, em que o produtor é obrigado a interromper o comércio de molusco, ele poderá comercializar alga”, ressalta Alex Alves dos Santos, pesquisador da Epagri.

Parceria entre Senac SC e Epagri estuda alga para uso na gastronomia

Leia também

ECONOMIA 29 abril, 2024

Confiança dos empresários catarinenses recua 1,7% em abril, aponta relatório

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília