SELIC é a maior em cinco anos e ciclo de alta deve ser mantido

O Comitê de Política Monetária (Copom) mantém o movimento de ajustes ao elevar a taxa de juros básica (SELIC) em 0,5 pontos porcentuais (p.p.), renovando a maior trajetória de elevação da história com a 12ª alta  seguida. Com o resultado, a SELIC chegou ao maior patamar desde dezembro de 2016, ao atingir 13,75% ao ano (a.a.).

> Leia a análise completa taxas de juros agosto/2022

O sinal de nova elevação dos juros básicos aponta que a pressão ainda permanece, apesar da redução de alguns itens essenciais na composição dos preços, como os combustíveis e de energia, e da desaceleração do ritmo de crescimento do IPCA no segundo trimestre do ano. Os choques de preços no primeiro trimestre do ano fizeram com que o IPCA acumulado alcançasse 3,2%, já nos últimos três meses a elevação dos preços foi de 2,2%.

O movimento de elevação dos juros altera a política monetária para níveis restritivos e, por consequência, encarece o crédito e restringe a expansão de investimentos e consumo das famílias. A alta da taxa de juros básica já reflete nos indicadores de crédito.

Confira os dados no painel de BI:

Utilize o zoom ou a seta no canto inferior para ampliar

📄
SELIC é a maior em cinco anos e ciclo de alta deve ser mantido
PDF 213,79 KB
Categorias: ECONOMIA, Notícias
Última atualização: 15 de agosto de 2022
Tags: