PESQUISA

Sondagem mostra impactos do coronavírus nas empresas em SC

Atualizado em 04 maio, 2020

Os reflexos da pandemia do coronavírus na economia catarinense ainda não podem ser quantificados, mas a sondagem realizada pela Fecomércio SC com 200 empresários aponta que o cenário pela frente será desafiador.

Leia o levantamento completo

O levantamento traz informações sobre o panorama antes e durante a pandemia, além das ações realizadas pelas empresas para lidar com a situação. Os dados foram apurados com 200 empresas de diferentes setores e segmentos das seis regiões do Estado, entre os dias 24 e 26 de março.

“As incertezas dos empresários em relação às consequências da pandemia nos negócios reforça a necessidade de medidas rápidas e efetivas. Diante dessa nova realidade, governos federal, estadual e municipais precisam apresentar alternativas e soluções para o mercado se recompor, garantindo assim a manutenção do emprego e da renda em Santa Catarina”, avalia o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

• Nove em cada dez entrevistados (93%) tiveram queda no faturamento com a suspensão parcial ou total das atividades desde o início da pandemia. A variação média foi de -51,14% no caixa.
  • Mais da metade (66%) dos respondentes são empresas com até 10 colaboradores, de atividades não essenciais (78%) e com vendas exclusivamente em lojas físicas (40%).
  • O abastecimento não foi prejudicado na maioria dos estabelecimentos (42%), porém 31,5% relataram o problema.
  • 85% dos entrevistados estão prevendo ajustes junto aos empregados, desde a possibilidade de redução no quadro de funcionários (55,9%) até medidas mais brandas, como compensação de horas (47,1%) e concessão de férias individuais (44,1%).