MERCADO

Um em cada quatro empresários deve contratar temporários em SC

Atualizado em 28 outubro, 2019

Está aberto o período de contratações de temporários para atender as demandas das festas de fim de ano e da temporada de verão 2020. A expectativa é de abertura de cerca de 2,2 mil vagas formais  no comércio e mais 5,5 mil no setor de serviços em Santa Catarina, conforme dados do CAGED do Ministério do Trabalho. A projeção é semelhante aos anos anteriores.

Um em cada quatro empresários pretende ampliar o quadro de funcionários entre outubro de 2019 e fevereiro de 2020, conforme aponta a pesquisa Trabalhadores temporários no comércio – Temporada de Verão de 2020, realizada pela Fecomércio SC com 400 empresas nas cidades de Florianópolis, Itajaí, Blumenau, Joinville, Criciúma, Lages e Chapecó.

Leia a pesquisa na íntegra

Os dados apontam para um cenário de estabilidade nas contratações, conforme avalia o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. “Os indicadores tiveram pouca variação de uma temporada para outra, o que mostra a cautela dos empresários. Sem dúvida, é uma oportunidade para entrar no mercado e garantir um emprego fixo, visto que 46,5% das empresas afirmaram que podem efetivar o trabalhador”, afirma.

Mais da metade das contratações deve ocorrer no mês de dezembro. Por conta do perfil de contrato de trabalho por tempo determinado (68,3%) é nesse mês também que está previsto o maior número dos desligamentos. Ou seja, o reforço no atendimento será para atender o aumento nas vendas de fim de ano.

Leia também

19 novembro, 2025

Fecomércio SC retoma encontros da Câmara de Turismo e apoia recriação de conselho estadual do setor

19 novembro, 2025

Fecomércio SC encerra 2ª edição do Fórum de Executivos Sindicais com capacitação, palestras e networking

17 novembro, 2025

Fecomércio SC defende aprovação do PL 3630, que autoriza divulgação de imagens de pessoas que cometerem crimes em estabelecimentos comerciais

13 novembro, 2025

Com bom resultado em setembro, varejo de Santa Catarina acumula segunda maior alta do país em 2025