INSTITUCIONAL

Saiba como ajudar os filhos na escolha profissional

Atualizado em 08 janeiro, 2024

A falta de atratividade é um dos principais fatores que afastam os estudantes das escolas (40%), segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas, com base na Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD).

Outra pesquisa realizada pela MenCare, organização que está presente em mais de 30 países, diz que os filhos se tornam mais bem-sucedidos e felizes quando seus pais participam de forma ativa em sua educação. O relatório fala da importância da participação nas tarefas diárias das crianças e constata que as crianças melhoram o desenvolvimento cognitivo e o desempenho escolar. Os próprios pais também apresentam melhores índices de saúde física e mental quando são mais presentes na vida dos filhos.

Em Santa Catarina, a importância da participação dos pais na vida escolar motivou a criação do Dia da Família na Escola, iniciativa que virou lei em 2016 a partir de uma proposta do Movimento Santa Catarina pela Educação. Neste ano, cerca de 1,2 milhão de estudantes de escolas do Sistema S (SESI, SENAI, SESC, SENAC, SEST, SENAT e SENAR), além das unidades da rede pública (municipal e estadual), preparam diversas atividades  no mês de abril para integrar a família e os estudantes.

Confira 10 dicas:

  1. Apoie e incentive os filhos a se informar sobre as profissões atuais e do futuro, pesquisando diferentes ocupações e perspectivas do mundo do trabalho.
  2. Sugira para a escola dos seus filhos promover conversas com profissionais de diferentes áreas de atuação.
  3. Faça visitas com seus filhos a lugares e eventos que mostram as profissões e os requisitos para formação profissional. Também visitem juntos escolas que atuam com a formação profissional.
  4. Esclareça que na vida nada é definitivo. Ainda mais a escolha das profissões. Conversar com os filhos sobre a possibilidade de correção de rumo é algo que pode tranquilizá-los.
  5. Respeite e apoie os interesses dos filhos desde pequenos (brincadeiras individuais e/ou em grupos, jogos, esporte, dança, participação em grupo de jovens, grêmio estudantil, atividades voluntárias, etc). Tudo contribui para a formação pessoal, profissional e cidadã.
  6. Incentive atividades extracurriculares. Elas ajudam os filhos a explorar e desenvolver suas aptidões e interesses.
  7. Promova a responsabilidade e a autonomia nas tarefas do dia a dia, como cuidar do material escolar, organizar o quarto, ajudar na rotina de casa, usar transporte público, fazer pequenas compras, etc.
  8. Converse com os filhos sobre os objetivos de vida, o que pretendem alcançar na vida, seus sonhos, assim como suas inseguranças.
  9. Conte para seus filhos sobre a sua trajetória profissional, se teve, ou não, liberdade de escolha, se ficou satisfeito, o que faria de diferente agora, etc.
  10. Fale sobre as profissões da família. Isso permite que o jovem amplie o seu conhecimento sobre o mundo das profissões e, também, tenha contato com diferentes trajetórias profissionais de pessoas mais próximas.

 

 

Leia também

ECONOMIA 06 maio, 2024

Relatório aponta que o setor de serviços lidera a geração de empregos em Santa Catarina no mês em março

ECONOMIA 06 maio, 2024

Painel de Obrigações Tributárias competência Maio 2024

ECONOMIA 06 maio, 2024

Painel de Obrigações Tributárias competência Abril de 2024

INSTITUCIONAL 03 maio, 2024

Fecomércio SC participa do Fórum Parlamentar Catarinense sobre infraestrutura e segurança