ECONOMIA

88,4% dos consumidores catarinenses estão realizando ações para driblar inflação

Atualizado em 10 novembro, 2021

Ida ao supermercado está menos frequente para 29,8% dos consumidores

Quase nove em cada dez consumidores catarinenses (88,4%) se sentem impactados pela alta na inflação e estão realizando ações para contornar a aumento constante dos preços, conforme pesquisa realizada pela Fecomércio SC em outubro.

>Confira a análise do IPCA de outubro

De acordo com dados publicados nesta quarta-feira (10), a taxa da inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA),  não dá sinais de desaceleração e avançou 1,25% em outubro- a maior variação anual no mês desde 2002  (1,31%). Já no acumulado de 12 meses, a taxa acelerou e chegou a 10,67%- maior patamar em 18 anos.

O aumento dos preços atingiu todos os grupos de produtos e serviços. O índice de difusão dos preços, que mostra o porcentual de itens com alta, foi de 66,84%. Esse efeito em cadeia está relacionado a componentes importantes, como energia elétrica e combustível, que seguem em alta e são base para formação de outros preços. A maior demanda, com o avanço da imunização e a reabertura das atividades econômicas, também contribuiu para o avanço nos preços.

Para mitigar os impactos inflacionários no orçamento familiar, 66% dos consumidores estão fazendo pesquisas de preço, 38% reduziram a compra de algum item ou produto, 30,9% estão comendo menos fora de casa, 30,5% passaram a diversificar os estabelecimentos onde fazem as compras para aproveitar promoções e 29,8% tem ido com menos frequência ao mercado.

Confira a variação de preços por grupos de produtos e os impactos no orçamento:

Clica na  para abrir em tela cheia

Leia também

MERCADO 01 julho, 2022

Novas rotas devem impulsionar turismo regional no Oeste de SC

ECONOMIA 30 junho, 2022

Mercado de trabalho mantém saldo positivo em maio, mas apresenta sinais de desaceleração em SC

INSTITUCIONAL 24 junho, 2022

Vice-presidência da Fecomércio SC reúne lideranças do Sistema no Meio-Oeste

ECONOMIA 24 junho, 2022

Derrubada de veto do governador será passo importante pela justiça tributária, aponta Fecomércio SC