MERCADO

Da MP 220 aos incentivos fiscais: Fecomércio SC destaca atuação legislativa em sessão na Alesc

Atualizado em 08 agosto, 2019

Em semana decisiva para a política tributária do Estado, o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, ocupou a tribuna para destacar a necessidade de repensar estrategicamente a concessão dos benefícios fiscais, durante sessão ordinária, nesta terça-feira (12) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Confira a galeria de fotos

“Os incentivos fiscais são elementos centrais na atração de investimento, em meio a uma guerra fiscal. Se tivermos um ambiente econômico sem sobressaltos, que respeite os contratos firmados, garanta a estabilidade e incentive os investidores, seguramente os dados de investimento e contratação irão melhorar em SC. Nós podemos reverter essa apreensão do mercado”, declarou Breithaupt, que está à frente do setor responsável por 63,9% da força de trabalho, mais da metade da arrecadação do ICMS catarinense e 66% do PIB estadual.

Segundo o empresário, o setor se mantém forte a despeito do apoio do Estado. Somando varejo e atacado, o percentual não chega a 2,5% do total de benefícios fiscais colocados na LDO 2019. “Dos quase 6 bilhões de benefícios constantes na LDO 2019, não chegamos na casa dos 150 milhões a um setor responsável por 25 bilhões de massa salarial”, pontua.

Leia mais sobre ICMS

Atuação legislativa

Na legislatura passada, em 2018, a Fecomércio SC trabalhou em mais de 200 projetos de lei e obteve sucesso em 99% deles- a taxa é calculada levando em conta o resultado da atuação da entidade em projetos de interesse setor terciário.

De acordo com a análise dos impactos econômicos das matérias, a economia foi de R$ 4 bilhões para os empresários do setor. “A MP 220, por exemplo, seria responsável por um prejuízo de mais de 1,5 bilhão aos empresários do setor, transferindo o ônus de um aumento de carga tributária disfarçado de benefício tributário. O parecer de inadmissibilidade foi importante para a maturidade deste tema, prevalecendo o interesse da maioria dos catarinenses”, lembra Breithaupt.

Os desafios para a competitividade em SC, elencados pelos empresários na Carta do Comércio, também foram abordados na sessão: segurança pública, pirataria, mobilidade urbana, entre outros.

 

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior