Presidente da Fecomércio SC destaca articulação legislativa em sessão na Alesc

Atualizado em 08 janeiro, 2024

Recém-empossado, o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breitahupt, ocupou a tribuna na Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, nesta terça-feira (14), para fazer um balanço da atuação da entidade no estado. A Federação completou 70 anos  de fundação na última sexta-feira (10) e a data foi celebrada durante o ato de posse da presidência e nova diretoria para o exercício de 2018 a 2022, realizado na segunda-feira (13).

Durante o discurso, Breithaupt destacou a sensibilidade dos parlamentares na rejeição da MP 220 no mês de maio, que elevaria a carga tributária aos empresários do comércio e ao consumidor final.  O setor terciário, representado pela entidade, responde por 63,9% do emprego no Estado e engloba mais de 650 mil empresas, que geram uma massa salarial de R$ 23 bilhões, além uma contribuição para os cofres públicos na ordem de 53% na arrecadação de tributos.

“Não há estado forte sem empresas competitivas. O caminho para sanar o setor público não é o aumento da receita, seja pelo aumento direto da carga tributária ou, de forma indireta, pela redução de benefícios. O poder público precisa ser enxuto e eficiente na gestão, caso contrário nunca haverá receita suficiente”, aponta Breithaupt.

Assista ao discurso completo:

Acompanhamento sistemático

A Federação atua de forma propositiva e permanente nas diferentes esferas do poder público e privado. Na Alesc,  acompanha sistematicamente os projetos de lei que impactam o setor terciário e, desde setembro de 2017, disponibiliza o aplicativo da Agenda Política e Legislativa do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

O app oferece aos empresários, parlamentares, sindicatos patronais, entidades associativas e demais interessados dados atualizados sobre o andamento dos PLS e outras funcionalidades, como a possibilidade de favoritar, receber notificação sobre a tramitação, fazer busca (projeto, palavra chave e status) e ter acesso à agenda de eventos (audiência públicas, votação, sessão solene,etc).

Defesa do setor terciário

A Fecomércio SC reúne 72 sindicatos dos setores de serviços, habitação, varejo, atacado, turismo, supermercados e comércio farmacêutico em Santa Catarina e também é gestora do Sesc (52 unidades fixas e móveis) e Senac (29 unidades operativas) no Estado.

“O modelo de gestão implementado pelo Sistema Fecomércio SC Sesc/Senac nos últimos anos primou pela excelência, inovação, empreendedorismo e educação para transformar os obstáculos em oportunidades e trilhar nossa caminhada na construção de um futuro promissor para os catarinenses”, completa o empresário.

Desde 1948 a entidade está conectada aos principais movimentos econômicos e sociais do país e, atualmente, ocupa posição firme em defesa da produtividade do setor terciário e contra a burocracia e a alta carga tributária.