Aumento de taxas cartorárias é barrado na Alesc

Atualizado em 20 março, 2014

Por 32 votos a 1 (do deputado Kennedy Nunes), o plenário da Assembleia Legislativa manteve o veto do governador Raimundo Colombo às emendas do projeto 11/2013 que aumentavam as taxas e serviços de cartório. A matéria foi trabalhada pela Fecomércio SC, na última semana, junto às lideranças de bancada e demais parlamentares, para que fosse mantido o veto governamental.

O projeto de lei 11/2013, de origem do Tribunal de Justiça, foi aprovado no final do ano passado. A proposta recebeu emendas do deputado Aldo Schneider (PMDB), incluídas na forma de um substitutivo global. O governador Raimundo Colombo vetou parcialmente o texto aprovado, retirando as emendas.

Aldo Schneider afirmou que a emenda surgiu devido a um entendimento entre os presidentes das comissões permanentes e as entidades que representam os cartórios no estado. “Mas a Procuradoria-Geral do Estado entendeu que a emenda era inconstitucional, por ter vício de origem. Por isso, acatamos a manutenção do veto”, disse o parlamentar.

O líder governista, no entanto, afirmou que a discussão sobre o tema não está encerrada. “Esse assunto continuará na pauta desta Casa para que os cartórios tenham a remuneração devida, construindo um projeto que será discutido com a sociedade civil, o governo e as entidades que representam os cartórios”, adiantou Schneider.

Na manifestação que fez junto aos parlamentares, a Fecomércio argumentou que a elevação de taxas e a penalização do contribuinte não condizem com o momento da conjuntura brasileira, com um cenário econômico em ritmo menor de crescimento. A Fecomércio SC estendeu o pleito à sua base representativa em cada região do Estado, sinalizando aos deputados que o setor produtivo como um todo desejava que o veto do governador fosse mantido e o aumento não fosse efetivado.

Foto: Carlos Kilian/Agência Alesc

Leia também

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa