INSTITUCIONAL

Governador de SC recua e prorroga quarentena até 8 de abril

Atualizado em 08 janeiro, 2024

O Governo do Estado de Santa Catarina voltou atrás e prorrogou o período de isolamento social por mais sete dias a partir de quarta-feira (1). Na última quinta-feira (26), havia anunciado o plano estratégico para a retomada das atividades econômicas, que previa a reabertura gradativa de estabelecimentos com atividades que não são considerados essenciais- como comércio em geral, restaurantes, academias, shopping centers e igrejas.

A decisão da nova prorrogação foi anunciada nas redes sociais pelo governador Carlos Moisés, no domingo (29), e publicada em Diário Oficial na segunda-feira (30). Segundo ele, a renovação do decreto atende às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a prevenção ao contágio e a flexibilização depende da ampliação do sistema de saúde catarinense, que aguarda chegada de recursos e EPIs por parte do governo federal e de equipamentos para leitos de UTI.

Permanecem abertos apenas os serviços essenciais– como farmácias, unidade de saúde, supermercados, postos de combustível, distribuidoras de água, distribuidoras de gás, funerárias, distribuição de energia elétrica, clínicas veterinárias de emergência, serviços de telecomunicações, imprensa, segurança privada, coleta de lixo e  transporte por táxis e por aplicativo.

Bancos, correspondentes bancários, lotéricas e cooperativas de crédito terão regras específicas, conforme a Portaria 192.

Sondagem mostra impactos do coronavírus nas empresas em SC

Relembre

A quarentena começou no dia 18 em Santa Catarina após decreto de situação de emergência.  As medidas para evitar a propagação do COVID 19 foram adotadas de 18 a 24 de março e prorrogadas até o dia 31. Conforme o plano anunciado na semana passada, as restrições seriam gradualmente suspensas nesta segunda (30), com a reabertura das agências bancárias e lotéricas, e totalmente a partir do dia 1, com novas regras de funcionamento para os estabelecimentos.

Leia mais

Confira as linhas de crédito disponíveis para dar fôlego às empresas

Prazos de tributos são prorrogados durante situação de emergência

Alesc aprova PL que proíbe corte de energia, água, esgoto e gás em SC

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior