MERCADO

Presidente do Sistema Fecomércio SC Sesc Senac entrega Carta de Orlando ao governador de SC

Atualizado em 05 julho, 2019

Foto: Mauricio Vieira/ Secom

O presidente do Sistema Fecomércio SC Sesc Senac, Bruno Breithaupt, entregou nesta sexta-feira (5) ao governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés, documento com reivindicações do setor de turismo e sugestões de estratégias para impulsionar as vocações de cada região no Estado. A Carta de Orlando foi produzida pela comitiva de empresários e gestores catarinenses que participou da Missão Técnica Orlando, promovida pela Fecomércio SC e Senac, em maio deste ano.

Confira a Carta na íntegra

“É necessário ter um planejamento sólido do setor, gestão integrada e uma rede de cooperação entre poder público, iniciativa privada e comunidade para Santa Catarina se consolidar como um destino competitivo no Brasil. A Federação vem atuado sistematicamente para garantir segurança jurídica para quem quer investir na atividade turística do estado”, apontou Breithaupt.

O vice-presidente de turismo, Hélio Dagnoni, o presidente da Câmara Empresarial, João Eduardo Moritz, ambos da Fecomércio SC, e Luis Fernando Albalustro, coordenador da missão, participaram da agenda com o Governador. O encontro também foi acompanhado pelo diretor de Planejamento e Desenvolvimento Turístico da Santur, Leandro Ferrari.

Entre as boas práticas que podem ser importadas para SC, elencadas na Carta de Orlando, estão: implementação de um Programa de Hospitalidade; desenvolvimento de um Programa de Gestão Integrada para o Turismo Catarinense; e criação e aplicação de um Plano de Marketing para subsidiar a tomada de decisões do trade e encaminhamentos de políticas públicas.

“Estamos trabalhando muito para fortalecer o turismo no estado e iniciativas como esta só vêm a somar. Temos uma equipe qualificada dando início a um novo tempo para o setor”, garantiu o Governador.

Outros projetos liderados pela Fecomércio SC e Senac para dinamizar o setor- como o Observatório do Turismo e o programa Turismo Catarinense em Movimento, que promove a integração das Instâncias de Governança- , também entraram na pauta da reunião.

Missão Técnica Orlando

A comitiva de empresários e gestores do turismo catarinense participou da missão de benchmarking para conhecer in loco as práticas da cidade que se transformou em referência mundial em eventos, entretenimento e lazer, com excepcionais índices de satisfação dos visitantes.

O roteiro incluiu visitas ao Centro de Convenções de Orlando (Orange County Convention Center), Amway Center (arena esportiva e casa do Orlando Magic, time de basquete da NBA), Rosen College Of Hospitality Management (instituição de ensino que forma os profissionais do turismo e hospitalidade para atender a demanda da região), entre outros.

O objetivo da viagem foi identificar as estratégias usadas para a atração e retenção de visitantes, conhecer as práticas para fomentar participação dos agentes turísticos da região e a relação com o poder público local, além de observar as práticas de sustentabilidade econômica, social, ambiental e cultural no destino e equipamentos turísticos.

Confira outras missões do Senac SC

Leia também

ECONOMIA 13 maio, 2022

Volume de serviços em SC interrompe trajetória negativa em março

ECONOMIA 12 maio, 2022

Consumidores em SC adotam alternativas para driblar inflação, aponta Fecomércio SC

ECONOMIA 12 maio, 2022

Inflação desacelera em abril, mas alta dos preços alcança 78,25% dos produtos

ECONOMIA 11 maio, 2022

Estado aprova redução do ICMS para leite e outros produtos alimentícios