MERCADO

Hotéis e eventos estão liberados novamente em SC

Atualizado em 30 dezembro, 2020

Os decretos 1.003/2020 e 1.027/2020, que flexibilizam as regras para funcionamento de hotéis e realização de eventos sociais em Santa Catarina, voltam a valer a partir desta quarta-feira (30). Após o governo retomar as restrições por determinação da Justiça, em decreto publicado na segunda-feira (28), o desembargador Raulino Jacó Bruning do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) suspendeu a liminar da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Florianópolis, alegando que o Judiciário só pode interferir em ação do Executivo em situações excepcionais. A decisão foi publicada na noite de terça-feira (29).

A Fecomércio SC é um das entidades que se habilitou no processo como interessada, apoiando o Estado e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC), no sentido de que as flexibilizações e liberações fossem mantidas. Na semana passada, o  Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem) também emitiu uma nota apoiando as deliberações do governo.

Com a nova decisão, hotéis e pousadas podem operar com 100% da capacidade e os eventos sociais estão permitidos, conforme regramento sanitário definido pelo governo catarinense. Segundo o magistrado, “o desaquecimento do setor turístico vem causando desemprego, prejuízos a fornecedores, transportadoras, hotéis, restaurantes, comércio em geral, e, naturalmente, expressiva queda na arrecadação de tributos”.

Os decretos que flexibilizavam as atividades havia sido publicado nos dias 14 18 de dezembro, com validade a partir do dia 21. O Ministério Público entrou com uma ação na Justiça para revogar as portarias no dia 22. A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) protocolou um recurso no dia 24 para que as liberações fossem autorizadas novamente, porém a Justiça negou o recurso e deu prazo de 48 horas para que o Estado atendesse à determinação, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

Cinemas e teatros

O regramento sobre o funcionamento de cinemas e teatros também estava previsto no decreto nº 1.027, do dia 18 de dezembro. A reabertura dos estabelecimentos chegou a ser barrada em decisão judicial, porém foi garantida pelo Tribunal de Justiça (TJSC). Segundo a a nova portaria, o percentual de ocupação levará em consideração o mapa de risco das regiões de saúde no Estado.

 

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior